同人誌
Palavra do Dia, via The Yaoi Review !
“Dōjinshi (同人誌, Dōjinshi Dōjinshi, geralmente transliterado como Doujinshi) são publicações independentes japonesas, usualmente mangás ou novels. Na maioria das vezes são trabalhos de amadores, embora alguns artistas profissionais participem como um modo de publicar material fora da indústria regular. O termo dōjinshi é derivado de dōjin (同人, dōjin dōjin, literalmente “mesma pessoa”, usado para se referir a uma pessoa ou pessoas com quem alguém compartilha objetivos ou interesses em comum.) e shi (誌, shi , uma contração de zasshi, significando “revista”). Dōjinshis fazem parte de uma categoria mais vasta de dōjin incluindo (mas não limitado) a coleções de arte, animes, hentai e games. Grupos de artistas de dōjinshi referem-se a si mesmos como um “círculo” – circle (サークル, sākuru). Um bom número de tais círculos na verdade consiste de um único artista: às vezes chamados kojin circles (個人サークル, kojin circles – círculos pessoais).”
No ocidente temos a palavra “Fanzine”(contração de fan + Magazine – fã + revista) que tem uma aplicação muito parecida e pode ser considerada um equivalente. Enquanto o que nos vem à cabeça ao pensar em fanzines é uma publicação em xerox grampeada em casa, os doujinshis japoneses costumam ser muito mais sofisticados, sendo que a impressão de muitos destes fariam inveja às nossas revistas comerciais. Os doujinshis no Japão também servem como uma vitrine para novos autores.
Mesmo que muitos doujinshis violem leis de direitos autorais também acabam ajudando a divulgar as obras de onde se derivaram, portanto há uma certa “vista grossa” para o comércio de doujishis mesmo em eventos como o Comicket ( a maior feira de quadrinhos do mundo).
Fonte
Comentários Recentes