Comiket ( Comic Market ) – atualizado
A Comic Market, ou Comiket (コミケット Komiketto, Comike) é a maior feira de quadrinhos independentes (doujinshi / fanzine) do mundo, além de ser uma das maiores feiras cobertas do Japão.
A feira é realizada duas vezes ao ano, em agosto (natsucomi – Comiket de verão) e dezembro (fuyucomi – Comiket de inverno)- no centro de exibições Tokyo Big Sight.
A celebração da livre expressão artística e a promoção de um espaço coletivo de troca de experiências são os principais valores da Comiket.
Criada em 1975, a Comiket contou com 32 círculos de doujinshi e modestos 700 participantes em sua primeira edição. O evento foi fundado por causa de uma insatisfação com os eventos de mangá e anime e a falta de diversidade nas publicações comerciais da época. Muitos pontos de encontro de fãs de mangá tendiam a ser tacanhos e mente fechada e as oportunidades para jovens autores de obras experimentais eram limitadas nas esferas comerciais. Assim, um grupo de estudos e crítica de mangá conhecido como Meikyu (“Labirinto”), estabeleceu um evento onde autores de mangá e criadores de outras mídias poderiam compartilhar suas publicações.
40 anos depois de sua fundação, a Comiket passou a abrigar uma média de 35 mil expositores e público de 500 mil pessoas!!
Além dos artistas de doujinshi e cosplayers, atualmente há a presença de companhias da indústria do entretenimento, como editoras, produtoras e estúdios que possuam valores compatíveis com o espírito do evento.
A feira já apareceu em diversos animes e mangás centrados em personagens otaku, como Genshiken (com o nome Comifes), Lucky Star e mais recentemente em Kiss Him, Not Me ( Watashi ga Motete Dōsunda) e Wotakoi.
A Comiket e o BL
Na Comiket os criadores independentes vão tentar vender seus trabalhos, não apenas com a intenção de lucrar (até porque muitos saem no prejuízo), mas principalmente para se expressar e ganhar visibilidade. Muitos artistas famosos como o próprio grupo CLAMP começaram como desenhistas de doujinshi.
Não é possível separar a história do Boy’s Love e da Comiket, já que a feira foi fundada por um grupo de estudantes fãs do trabalho de Hagio Moto, Keiko Takemiya (pioneiras do BL) e Yumiko Oshima, revelou inúmeros talentos profissionais e é até apontada por alguns autores como o local de origem do termo Yaoi.
A coisa mais interessante sobre a Comiket é que, ao contrário das feiras de quadrinhos ocidentais, há uma participação majoritariamente feminina dentre os expositores. Segundo o site oficial, nas pesquisas demográficas mais recentes (de 2014), 57% dos expositores eram mulheres com a média de idade de 32,5 anos e 43% eram homens com a média de idade de 31,4 anos.
O que nos leva à conclusão óbvia: um notável paraíso fujoshi!
As mulheres na história da Comiket:
75 ~81
- Boom do Shoujo Mangá – Moto Hagio (Coração de Thomas), Keiko Takemiya (Kaze to Ki no Uta) e outras autoras do grupo das 24 são adotadas pelas fãs.
- Space Cruiser Yamato (77) e Mobile Suit Gundam (79) crescem em popularidade tanto entre homens quanto mulheres.
81 ~86
- Mega-boom de Captain Tsubasa (Super Campeões) entre as mulheres (85)
86 ~90
- Boom de Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) entre as mulheres (87)
- Mega Boom de Samurai Troopers (Samurai Warriors) entre as mulheres (89)
91 ~95
- Boom de Yuyu Hakusho entre as mulheres (93)
- Boom de Slam Dunk entre as mulheres (94)
- Boom de Gundam Wing entre as mulheres (95)
- Boom de Sailor Moon entre as mulheres e homens (92)
96 ~99
- Por algum motivo, o material para as mulheres perde um pouco de força.
2000 ~2006
- Crescimento da popularidade de títulos da Shounen JUMP entre as mulheres, como Naruto, One Piece, Reborn, Prince of Tennis ( 2003 )
- Boom de Gundam Seed e Fullmetal Alchemist entre as mulheres
2007 ~ 2011
- Títulos como Reborn!, Hetalia e Sengoku Basara ficam populares em 2007 enquanto Gintama e Inazuma 11 ganham destaque entre as mulheres em 2008.
- A popularidade de Tiger&Bunny e Uta no Prince-sama cresce entre as mulheres em 2011.
2012 ~2014
- Kuroko’s Basketball seria o destaque absoluto em 2012, com 900 círculos dedicados à série, mas naquela edição todos esses doujinshis foram banidos devido a uma ameaça terrorista de um hater. Os doujinshis foram liberados nas edições seguintes após a prisão do responsável pelas ameaças.
- Attack on Titan ganha popularidade em 2013 e Kuroko’s Basketball continua no topo. Tiger and Bunny perde popularidade, mas continua entre os favoritos dos fãs de BL.
- Em 2014, Free! conquista os fãs de BL e se torna uma das franquias mais procuradas.
2015 ~ 2019
- Em 2015 e 2016, Haikyuu! e Yowamushi Pedal entram na cena fujoshi e superam antigos favoritos como Attack on Titan e Free!, mas Kuroko’s Basketball continua entre os principais fandoms BL.
- A popularidade de Yuri!! On Ice explode e é um dos títulos mais procurado pelas mulheres e fãs de BL em 2017, perdendo espaço apenas para Touken Ranbu.
- Em 2018 e 2019 há uma queda nos doujinshis BL, embora os favoritos se mantenham presentes (e até hoje Tiger & Bunny é um fandom expressivo que nunca deixou de aparecer nas listas). Touken Ranbu é a franquia mais procurada pelas mulheres.
Até 2018, a feira era dividida em 3 dias, mas com o aumento do número de participantes (chegando a 750 mil pessoas!), a partir de 2019 passaram a ser 4 dias de eventos, cada um dedicado a alguns tipos de fanart diferente para as barraquinhas de vendas (cosplay, BL, shonen, game). E também, devido ao custo dos aumentos dos dias e do tamanho do evento, a entrada que até então era gratuita, passou a ser cobrada, sendo obrigatório o uso de pulseiras de admissão.
No ano de 2020, o natsucomi foi programado excepcionalmente para a primavera por causa das Olimpíadas de Tokyo, mas infelizmente foi cancelada por conta da pandemia e dos riscos de contaminação, dando lugar para um evento on-line, a Air Comiket.
Em 2021 a Comiket anunciou que voltará a fazer o evento presencial nos dias 30 e 31 de dezembro, com restrição de público para apenas 55 mil pessoas por dia, exigência de comprovante de vacinação e a compra de ingressos com antecedência, além de outras precauções contra a Covid-19.
Saiba mais sobre a Comiket:
What is the Comic Market? (em inglês)
Facebook ComicMarketOfficial (em inglês)
Comentários via Facebook
Sem comentários