O quadrinho/webtoon Heartstopper, da britânica Alice Oseman, vai ganhar adaptação em série de live action pela Netflix, sendo assim “a primeira série gay romântica para o público teen da plataforma” (Terra).
A série, produzida pela See-Saw Films (O Discurso do Rei, Lion) e dirigida por Euro Lyn (Doctor Who, Sherlock) terá 8 episódios de 30 minutos.
A autora declarou que está “nas nuvens” com a oportunidade de levar sua história ao mundo todo através da Netflix. A própria Oseman está encarregada do roteiro da série, de modo a manter o espírito e a fidelidade à obra original.
A série conta a história de Charlie, um rapaz ansioso e assumidamente gay, e Nick, um simpático jogador de rugby que se tornam amigos e acabam se apaixonando em uma escola para garotos.
Apesar de toda sua doçura “coming-of-age”, o quadrinho fala de modo sensível e aberto sobre uma série de questões envolvendo identidade LGBT+, bullying e transtornos psicológicos, e apresenta um elenco muito rico de carismáticos adolescentes LGBT+, sendo descrito como “o quadrinho queer que queríamos ter lido na escola” pelo Gay Time.
Heartstopper estreou em 2016 em formato webcomic na plataforma Tapas e no Tumblr, onde ainda é publicado gratuitamente.
Em 2019, com o sucesso do webcomic, a série ganhou uma versão física e atualmente é publicada no Reino Unido pela Hachette Children’s Books, nos EUA pela Scholastic e em 14 outros países. Segundo o Hollywood Reporter, já foram vendidas mais de 250 mil cópias do quadrinho em língua inglesa. O quarto volume saiu em maio de 2020.
A autora, Alice Oseman vive na Inglaterra e tem 26 anos. Além de Heartstopper, ela publicou quatro romances Young Adult: Solitaire / Um Ano Solitário , Radio Silence / Rádio Silêncio , I was Born for This e LOVELESS.
Oseman é aplaudida como uma das vozes mais autênticas da literatura young adult contemporânea e seu romance de estreia (que escreveu quando tinha apenas 19 anos), Um Ano Solitário (Solitaire), foi considerado pelo The Times “O Apanhador no Campo de Centeio de sua geração”. Neste romance, os personagens de Charlie e Nick aparecem pela primeira vez, de modo que Heartstopper pode ser considerado um spin-off.
Infelizmente ainda não temos a obra publicada oficialmente no Brasil, mas a série certamente aumenta nossas perspectivas para o futuro.
Comentários via Facebook
Sem comentários