Passamos do primeiro semestre de 2020, após uma série de adiamentos na indústria otaku japonesa – em especial durante o mês de junho. Mas, do outro lado do mundo, parece que boa parte das empresas já retomaram suas atividades.
Apesar das circunstâncias, esse ano tem sido de destaque para os BL games, visto que temos títulos de peso, de grandes empresas, recém lançados ou previstos para esse ano.
Pensando nisso, resolvemos fazer um checklist dos jogos de 2020. Para isso, selecionamos os BL games comerciais – tanto em inglês, quanto em japonês – e alguns doujins de destaque.
Jogos já lançados:
30/01/2020 – Shinka no Yachou
Abertura:
Empresa: Drag;
Idioma: japonês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋
Primeiro jogo de uma nova empresa, que já chegou arriscando: um omegaverse de época, estilo tradicional japonês. A história possui apenas um casal e é narrada pelo ponto de vista do seme, um alfa filho de um grande empresário do ramo de importações. Por uma (possível) obra do acaso, ele conhece Yukiake, um Oiran famoso por sua beleza e previsões certeiras sobre o futuro de seus clientes.
Uma curiosidade: os nomes das características sexuais (alfa, beta, ômega) foram adaptados para uma nomenclatura japonesa.
O omegaverse é um gênero aparentemente ainda não muito difundido entre as BL gamers japonesas, sendo esse o segundo jogo comercial a explorar o tema (o primeiro foi Omega Vampire). Observaremos como se dará esse segmento daqui para frente.
22/02/2020 – Full Service
Abertura:
Grupo: HERCULION – Mazjojo Productions
Idioma: inglês Dublagem: inglês/japonês (parcialmente dublado)
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋 🍋 🍋
Jogo originalmente em inglês, e primeiro trabalho produzido e ilustrado pelo Mazjojo (Offscreen Scandal, SleepOver e Bacchikoi) após o desmanche da antiga “BlackMonkey-Pro”. O motivo desse jogo ter entrado no nosso checklist foi, além da grande repercussão, a presença inesperada do seiyuu Tetsuto Furukawa – que já atuou em alguns BL games japoneses (inclusive como protagonista, em Kintouka e No, Thank You!!!).
Em Full Service, você acompanha as “aventuras” do protagonista em um spa cheio de caras sarados. Uma boa pedida para quem gostava dos jogos da BM ou curtiu Camp Budddy.
25/02/2020 – Togainu no Chi
Abertura:
Empresa: Nitro+CHiRAL (Licenciado por JAST Blue)
Idioma: Inglês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋 (a versão da Steam é censurada, para obter a versão sem censura é necessário comprar uma dlc no site oficial da JAST).
A volta de um clássico, em exatos 15 anos após seu lançamento. Togainu no Chi foi o primeiro BL game da Nitro+, e ganhou uma adaptação para anime em 2010. O sucesso permanece até hoje, e os personagens do jogo continuam aparecendo nos rankings de popularidade japoneses. Agora você pode jogá-lo em inglês, de forma oficial e sem censura!
24/04/2020 – The 72Days of Sodom
Preview:
Grupo Amador: Oonumaya
Idioma: japonês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋 🍋 🍋
Ao se deparar com um obstáculo inescapável, você ora ao Senhor, pedindo ajuda dos céus, ou dá ouvidos aos sussurros do demônio?
A proposta do jogo é que você possa desfrutar dos 72 dias – repletos de luxúria e doces tentações – em Sodoma, antes da cidade ser destruída pelas chamas de Deus.
O lindo e nobre demônio, Belial, vai até o jovem Meshach, e o cura de sua paralisia e cegueira. Como pagamento, o rapaz deverá virar seu escravo sexual. Acompanhe dois humanos que acabam contrariando os ensinamentos do Senhor e caindo nas mãos de Belial.
01/08/2020 – Shounen yo Ochichi wo Shibore ~ Boys CHIKUbe Ambitious~
Abertura:
Grupo amador: Niche Position
Idioma: japonês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋 🍋?
No princípio, criou Deus os céus e a Terra… E disse Deus: “Produzam os rapazes leite”, e assim se fez.
Com essa premissa, o game se passa nos tempos atuais. Produzir bastante leite é sinônimo de saúde para os rapazes e a ordenha esportiva ganhou muita popularidade. Participar da “Copa Coroa de Leite” é uma grande honra para qualquer jovem esportivo.
Três amigos de infância sarados, participando de um campeonato de ordenha esportiva… com leite masculino. É isso.
06/08/2020 – Room No. 9 (Versão Licenciada)
Empresa: Parade (Licenciado pela MangaGamer)
Idoma: inglês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋 🍋 🍋
Segundo título da Parade que, assim como o primeiro (No, Thank You!!!), foi licenciado em inglês. Dor, sofrimento, dano psicológico, amizade e muita H scene, são algumas das coisas que você vai encontrar no Quarto Número 9.
28/08/2020 – Lkyt.
Abertura:
Empresa: Parade
Idioma: japonês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋 🍋
Terceiro título da empresa, recém saído do forno, mas que já está causando estrago nos corações das fujoshis gamers japonesas. E não é à toa, já que te deixar com um vazio no peito é marca registrada da Parade.
A história se passa em um mundo pré-apocalíptico, com demônios ameaçando destruí-lo, e um grupo de pessoas, do Reino de Migiwa, tem a missão de resistir a essa ameaça. O protagonista, que faz parte desse grupo, é – como de praxe da empresa – um jovem seme, em tempo integral. O sofrimento está garantido nesse título também!
Previstos:
18/09/2020 – Uuultra C
Abertura:
Grupo Amador: Adelta
Idioma: japonês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋?
O mais novo trabalho da genial Rinko Kurosawa – criadora, ilustradora, escritora e programadora de Hashihime of Old Booktown – é um game estilo tokusatsu retrô, que se passará na Era Showa.
O jogo conta com 3 protagonistas – um monstro, um herói e um robô gigante – e as rotas serão por casal. Esse é, sem dúvidas, o maior hype entre os jogos “amadores” de 2020 – devido ao grande sucesso de Hashihime, o talento e todo o conhecimento que a autora transmite através de seus jogos. Vale a pena conferir também a música de encerramento do jogo, também composta e escrita pela Rinko.
30/10/2020 – Re;quartz Reido
Abertura:
Grupo Amador: B-Cluster
Idioma: japonês Dublagem: japonês
Classificação: Livre 🍋?
Novo jogo da série Re;quartz. O primeiro game, lançado em 2013, segue a história de um garoto com narcolepsia, preso em um timeloop no dia da cerimônia de encerramento de sua escola.
O Reido, por sua vez, se passa em um mundo diferente, onde o novo protagonista, Unity, pertence a uma organização de pessoas com poderes sobrenaturais. Ao mudar da sede europeia para a filial no extremo oriente, ele é atacado por algo e morre. Desmascare os mentirosos e escolha qual lado de suas faces ver, enquanto tenta descobrir quem foi seu assassino.
dezembro/2020 – Friendly Lab (Versão para Android e iOS)
Empresa: Tennenouji
Idioma: japonês Dublagem: não possui
Classificação: Livre 🍋?
Ainda sem muitas informações divulgadas no site oficial, o novo jogo anunciado pela empresa de Luckydog1 contará com uma versão gratuita, para Android e iOS, e uma versão paga, para PC. Elementos como dublagem e cenas +18 serão exclusivos da versão de PC. Você pode conferir uma entrevista com a Yura – planejadora e ilustradora da obra – traduzida para o inglês aqui.
Ainda não há previsão de lançamento para a versão de PC (esperamos que não leve DEZ ANOS, como literalmente aconteceu com “Luckydog1 + badegg”)
Sem data/2020 – Dystopia no Ou
Empresa: Pil/Slash
Idioma: japonês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋 ???
Imediatamente após lançar o último BL de sua mais nova franquia de sucesso, Paradise, a Pil/Slash anunciou Dystopia no Ou. Mais uma vez, em parceria com a LOVE&DESTROY: Lychee Kyuuyouzawa escreverá os cenários do jogo, tal como em Paradise.
“O Rei da Distopia” – que ainda não teve PV revelado – se passará em um mundo mais futurista, controlado por uma enorme rede de Inteligência Artificial, saturado de drogas e com uma cultura seletiva e excludente. É nesse cenário que o protagonista, Inga Kiriku, sai do luxo de sua casa, rumo ao subúrbio, almejando se tornar uma estrela do rock e ter mundo se curvando aos seus pés.
Bônus:
25/02/2021 – Slow Damage
PV mais recente:
Empresa: Nitro+CHiRAL (será licenciado pela JAST Blue)
Idioma: japonês/inglês Dublagem: japonês
Classificação: +18 🍋 🍋 🍋?
O “Dano Lento” está realmente demorando bastante.
O provável BL game mais esperado no mundo atualmente. Slow Damage, o novo trabalho da CHiRAL, anunciado em 2016, teve seu lançamento inicialmente programado para dezembro de 2020, mas já foi adiado, e agora temos essa data mais específica, no início de 2021.
Recentemente, o game deu as caras de forma mais consistente, pela primeira vez: novo PV, site atualizado com informações sobre a história, personagens, dubladores e amostras de voz, além de um mangá oneshot que introduz a história, disponível gratuitamente (em japonês).
A história se passa em Shinkomi, um distrito de cassinos, cheio de crimes e corrupção, onde as pessoas se aglomeram, na esperança de enriquecer. Towa, que reside em Shinkomi, é um artista que desenha o desejo das pessoas, sob o pseudônimo de “Euphoria”.
E esses são os BL games de 2020. Esperamos que todos sejam lançados sem problemas, dentro do previsto.
E você? Já conhecia esses jogos? Está ansioso por algum?
Comentários via Facebook
1 Comentário
[…] 2020, fizemos uma checklist dos BL games lançados e previstos para 2020/21. Este ano, como não cobrimos todas as notícias aqui no site – embora grande parte tenha sido […]